Feliz dia do Servidor Público

28/10/2015

A importância do Sindicato para a classe trabalhadora

Está bem claro que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais, pois se trata de uma organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores. Entretanto, ainda existem pessoas que não sabem como ele funciona, nem como exatamente pode beneficiar o trabalhador. Contudo vale ressaltar que, primeiramente, tal entidade significa a força que o trabalhador sozinho não consegue ter, lutando para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos.

É importante falar de sua importância para que as pessoas possam interagir mais e saber como exigir o que lhe é de direito.  O país está vivendo um momento político cada vez mais agitado com grandes reformas importantes. A sociedade se mobiliza no sentido de alcançar consenso em todos os segmentos envolvidos, representando uma grande chance de ser escrita uma bela página do movimento sindical.

Em regra se caracteriza como forte e atuante quando se destaca não apenas em movimentos sindicais, mas quando reivindica, atende e produz resultados positivos para a categoria que representa, não podendo fazer mais do que a lei determina, devendo fazer tudo que for possível para favorecê-la, buscando os direitos e garantias para que seja sempre beneficiada.

As boas entidades sindicais devem obrigatoriamente defender, e fazer valer, os direito e interesses individuais e coletivos de sua base. Buscando estar sempre informadas e atualizadas, mantendo a união de toda a classe, atitude que trará melhores condições de vida e trabalho a todos seus filiados.

Vale lembrar que a classe trabalhista precisa ter mais participação nos movimentos sindicais, procurando se interessar mais por eles. É natural em qualquer categoria profissional, que os empregadores meçam o poder de negociação do sindicato de trabalhadores na proporção da união e da mobilização de cada categoria profissional.

Se a presença dos empregados for reduzida nas assembleias (os empregadores adotam mecanismos para tomar conhecimento disso), presume-se que a entidade representativa dos trabalhadores se encontra sem poder de reação frente a eventuais recusas patronais em negociar adequadamente. Na maioria das vezes, este fato o inibe no atingimento da manutenção ou do avanço dos direitos em negociação, sendo assim, cada trabalhador deve acompanhar o trabalho e o desenvolvimento sindical.

Também oferecem benefícios aos trabalhadores, reservando alguns direitos aos que são filiados. Ao celebrar convênios, possibilitam uma boa condição e estrutura de vida, nas áreas de saúde, lazer, assessoria jurídica, entre outras.

Sindicalizar-se é mais que participar da sua entidade de classe, é exercer sua cidadania, é valorizar sua profissão e seu trabalho, é lutar por seus direitos já conquistados, ampliando-os. Em resumo, podemos dizer que os trabalhadores encontram no sindicato uma tribuna de expressão pessoal que não seria possível de outra forma. Filie-se e garanta seus direitos de trabalhador.

A UNIÃO DE TODOS PELO MESMO PROPÓSITO GERA ACONTECIMENTOS POSITIVOS PARA GRANDES CONQUISTAS.

“Servidor, o Sindicato é você! Faça sua parte. Visite, opine, participe. Nossas vitórias dependem da nossa união”. – Lucinéia Domingues

“Quando temos fé e força de vontade, os resultados daquilo que fizemos superam nossas expectativas.” – Célia Daianez Rosa

“Servidores muito obrigado pela contribuição e dedicação para o bem de nossa cidade” – Edna Trindade

“Ninguém é alguém sem outro alguém. Somos seres únicos, mas fomos feitos para viver coletivamente, portanto, junte-se à nós, o Sindicato é o instrumento de luta dos trabalhadores.” – Marinês A. Pereira Cézar

“Agradeço a todos (as) Servidores (as) pelo empenho, esforço, dedicação e boa vontade em servir,  que buscam a cada dia superar seus limites para proporcionar o melhor atendimento possível, independente dos obstáculos que sempre aparecem” – Maria Rita Elisa Granato

Feliz dia do servidor!

Veja também:

Brindes, alegria, companheirismo e muita dedicação!
Servidores de Guarulhos! Vitória da luta e união!
Diretoria do SSJ participa de ato contra o PLP 257/16
Diretores do SSJ participaram de Debate Público promovido pelo Vereador Canário sobre Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho (CIPA)

2015 - Todos os direitos Reservados